Cuidado! Você pode estar sendo influenciado!
![]() | Larissa Calabrese é advogada, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. |
![Cuidado! Você pode estar sendo influenciado!](http://diferenteeusou.com/wp-content/images/estamos_de_olho_post_5.gif)
Aproveitando o embalo da Jaque, que falou do filme Se Beber, Não Case 2 e sobre os comportamentos e mensagens embutidos nele, vou falar de uma cantora que está nas paradas de sucesso do mundo todo.
Todos vocês já ouviram falar em Lady GaGa e sabem das inúmeras polêmicas que a envolvem. Sempre achei que ela fosse uma pessoa perturbada e que usasse o choquepara atrair a atenção dos outros. Seja pelas roupas bizarras e sempre inadequadas, clipes com forte apelo sexual, aplicação de implantes no rosto e nos ombros… enfim, seja pelo próprio comportamento desequilibrado dessa mulher, que se tornou a pessoa com mais seguidores no Twitter em todo o mundo (10.648.862 de seguidores).
Eu decidi falar sobre esse assunto justamente quando li que Lady GaGa era a pessoa mais seguida no Twitter. Parei para pensar no peso dessa informação e comecei a perceber que, apesar de ser bizarra, ela tem um poder de influência MUITO grande. E como ela usa essa influência?
Dentre todas as polêmicas e mensagens subliminares que envolvem seus álbuns, músicas e clipes, selecionei só um, para nós, cristãos, ficarmos atentos: A músicaJudas, do álbum Born This Way.
Num resumo (muito breve), selecionei trechos desse clipe e música.
O vídeo começa com uma imagem em que um grupo de motoqueiros, com seus nomes bordados nas jaquetas de couro (representando os discípulos de Jesus), seguem um homem com uma coroa de espinhos, que representa Jesus. Na garupa do suposto ‘Jesus’ está Lady GaGa, fazendo o papel de ‘Maria Madalena’, que apesar de estar com ‘Jesus’ não consegue parar de olhar para ‘Judas’.
Já que ‘absurdo pouco é bobagem’ quando se trata de Lady GaGa, vou colocar alguns trechos da música, que levam à adoração a Judas, símbolo de traição, e explicitamente a Satanás.
Logo no início, começa a adoração ao maligno, ao demônio, demonstrado pelo amor a Judas, sua traição e sua crueldade:
Eu vou derrubá-lo, derrubá-lo
Um rei sem uma coroa, um rei sem coroa
Eu sou apenas uma tola sagrada
Oh, querido, ele é tão cruel
Mas eu ainda amo Judas, querido
Eu não poderia amar um homem tão puramente
Até mesmo as trevas perdoam-no por sua desonestidade
Eu aprendi que nosso amor é como um tijolo, você pode
Construir uma casa ou enterrar um morto com ele
No trecho seguinte, encontramos a banalização do sentimento de arrependimento, mostrando que não devemos nos arrepender dos pecados, traições e das escolhas erradas que fazemos em nossas vidas:
No sentido mais bíblico
Eu estou além do arrependimento
Prostituta, vagabunda, vadia
Vomitam na cabeça dela
Mas no sentido cultural
Eu estou falando sobre um tempo futuro
Judas me beija se ficou ofendido
Ou vista uma camisinha nos ouvidos da próxima vez
Aqui é explicita a escolha, a opção pelo demônio, em vez de Jesus:
Eu quero te amar
Mas algo está me puxando para longe de ti
Jesus é minha virtude
Mas Judas é o demônio ao qual eu me apego
Eu me apego
Bom pessoal, esse é só um trecho de apenas uma das músicas de Lady GaGa. Infelizmente há muito mais significados obscuros em muitas outras músicas, não só dela, mas de vários outros grupos/cantores que estão fazendo sucesso pelo mundo afora e influenciando milhões de vidas.
A mensagem para essa semana é para prestarmos atenção ao que cantamos por aí e ao que ouvimos… todos vocês sabem (ou deveriam saber) que as palavras têm poder; às vezes achamos as coisas tão inocentes que não nos ligamos para o real sentido e significado delas. E esse tipo de música, que podemos ouvir no nosso carro ou cantarolar numa festa, tem muito mais peso do que podemos imaginar.
Não seja alvo desse instrumento de manipulação que nos leva para caminhos que desagradam ao Senhor. Mantenha-se puro e fiel aos princípios de Deus, desde as coisas mais grandiosas até as mais simples. Fique alerta, vigie para saber se suas atitudes do dia-a-dia vão ao encontro dos ensinamentos da Palavra. Peça para que o Espírito Santo revele o que há na sua vida que precisa ser retirado ou transformado.
Graças a Deus que Jesus não precisa de Twitter para conseguir seguidores! Ele precisa de nós, para que cada vez mais Ele seja o TOP 1 de seguidores do mundo inteiro!
Fiquem com Deus e um bom final de semana! (E para o pessoal de 13 a 17 anos, ótimo Acampa!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário